A formação em gastronomia

Brasília hoje figura como um importante centro de gastronomia. Estamos colhendo os frutos de um trabalho iniciado a cerca de 10 anos quando os primeiros cursos de formação em gastronomia iniciaram suas atividades. Hoje existem várias opções de cursos, tanto de formação academica, quanto para formação livre. A escolha depende do seu objetivo, trabalhar na área, pesquisar, abrir um negócio ou simplesmente receber seus amigos e mostrar sua habilidades.

O mercado

O mercado absorve ou tem a intenção de absorver alunos que se interessam pela profissão e que tenha frieza suficiente na hora da pressão. A habilidade desenvolvida no curso de quem se forma é extramente importante, isso é um diferencial marcante na vida profissional, mostrar habilidade e organização nos seus procedimentos culinários pode ser decisivo na hora da contratação em uma empresa.

A formação

Hoje no guia do estudante existem 189 universidades no Brasil, um crescimento muito rápido, a cerca de 20 anos não passavamos de uma discilplina dentro de um curso de nutrição ou turismo. Os cursos de gastronomia disponíveis no Brasil podem ser de bacharelado ou em sua grande maioria de formação técnica e tem uma duração de 2 anos, mesclando aulas práticas e teóricas, entre as disciplinas estudadas estão segurança alimentar, gestão, cozinha, confeitaria, panificação entre outras.

A formação escolhida por você deve levar em consideração a estrutura física, equipamentos, organização, professores (nem sempre um bom chef  de cozinha será um bom professor, dar aulas exige tempo, dedicação, estudo, elaboração, didática e aproximar o aluno da realidade do mercado).

Formação voltada para a prática?

Uma boa opção para formação são os cursos livres que focam no trabalho prático e no ganho de habilidade por parte do aluno, sem se desprender da teoria e especializam o aluno sem necessariamete passar pelas imposições curriculares e determinadas exigências das formações convecionais. 

Sobre a loja

Gastronomia não é sobre fazer pratos complicados ou superproduções na cozinha. Gastronomia de verdade é conseguir enxergar a origem e o verdadeiro valor do alimento, da horta à mesa; é tornar a comida parte do cotidiano; é buscar o bem-estar de uma comunidade por meio da boa alimentação; é criar nas pessoas a vontade de cozinhar para si e para o próximo.

Social
Pague com
  • PagSeguro
Selos
  • Site Seguro

HENRIQUE SALSANO 24.511.314/0001-17 - CNPJ: 24.511.314/0001-17 © Todos os direitos reservados. 2019